FAQ

Podemos tirar suas dúvidas online basta instalar o programa Skype (precisa de microfone, placa e caixas de som no computador) e nos adicionar com o nome de usuário "educin".

01-O que é Modelling Oil Clay ?

Modelling Clay é uma massa de modelar a base de óleo que não endurece nunca e pode ser reaproveitada muitas vezes.

02-O que posso fazer com essa massa de modelar?

Resposta: Qualquer tipo de modelagem que você quiser, desde a modelagem de um chaveiro até uma escultura em tamanho natural de uma pessoa, você só precisa de imaginação.

03-É preciso ficar umedecendo o clay com água, para que ele não rache enquanto trabalho?

Não, DIM CLAY é a base de óleo, portanto não racha ou resseca como a argila de barro, podendo ser deixado muito tempo exposto sem se estragar. Recomendamos entretanto que quando não estiver trabalhando na sua peça, deixe-a coberta por um pano limpo ou plástico para que não acumule poeira no clay.

04-Quais os níveis de detalhes que posso alcançar com DIM CLAY?

Isso depende da dureza do clay, temos 10 durezas diferentes, quanto mais duro o clay, mais detalhamento é possível, mas isso depende muito da habilidade do modelador.

05-Como é possível alisar ou suavizar o DIM CLAY?

Para alisar o DIM CLAY, você pode usar um pincel umedecido com um solvente (use máscara de proteção para não respirar os gases caso o solvente seja tóxico) e para dar brilho um pouco em água.

06-É possível derreter o DIM CLAY?

Sim, quanto mais duro o clay, mais liquido ele vai ficar quando derretido, o soft fica parecendo massa corrida e o hard fica um pouco mais grosso que leite.

07-Posso usar o DIM CLAY para alterar uma peça que já tenho pronta?

Sim, se você tiver o molde de silicone desta peça, derreta o DIM CLAY e despeje dentro do molde (pour-in) para ter um positivo. Depois disso você vai poder trabalhar nele e fazer as modificações que precisar. O clay ideal para esse tipo de trabalho é o Hard, pois tem maior fluidez quando está derretido e por ser mais duro na temperatura ambiente, a probabilidade da peça deformar quando for desenformada é menor.

08-Como faço para derreter o DIM CLAY?

Para derreter o DIM CLAY corte-o em pedaços pequenos e leve ao fogo bem baixo mexendo sempre com uma espátula de madeira até que esteja derretido por completo. (Se o clay for aquecido demais, ocorrerá a formação de bolhas, caso isso ocorra, tire do fogo e fique mexendo até que fique com uma textura uniforme e com aparência macia). Quando ele estiver todo derretido, retire do fogo e mexa mais um pouco e despeje dentro do seu molde de Borracha de Silicone, tomando o cuidado de encher o molde por completo de uma vez só, pois se faltar um pouco, e você tiver que derreter mais para completá-lo poderão aparecer emendas (se isso acontecer, essas emendas poderão ser facilmente arrumadas com o próprio clay depois que ele for desenformado, mas esse trabalho pode ser evitado, se for derretida uma quantidade suficiente da primeira vez.).

09-Já tenho minha peça modelada, com que materiais posso fazer o molde?

Você pode fazer seu molde com: borracha de silicone, gesso, fibra de vidro ou alginatos, só evite deixar pedaços do material do molde no meio do clay, pois esses pedaços podem atrapalhá-lo na próxima modelagem.

10-DIM CLAY não vai reagir com a borracha de silicone?

DIM CLAY não tem enxofre em sua formulação (sulfur-free), então ele não reage com o silicone do molde. DIM CLAY foi testado com as melhores marcas de silicone do mercado, se ocorrer alguma reação com o silicone que você estiver usando, nos avise para que possamos divulgar no site, se você quiser pode ter uma garantia maior aplicando uma camada de verniz spray em cima da escultura, isso vai isolar qualquer contato com a massa.

11-É possível amolecer o DIM CLAY para facilitar a modelagem dando uma pré-forma na peça?

Sim, você pode amolecê-lo usando um soprador térmico ou um secador de cabelo doméstico, mas tome cuidado para não esquentar demais o clay e se queimar.

12-Posso pintar o DIM CLAY?

Nossos clays e ceras não foram desenvolvidos para serem pintados, eles são protótipos a serem reproduzidos em outros materiais após o processo de moldagem.

13-Posso levar o DIM CLAY ao forno de ceramica para "queimar" como uma argila normal?

Não, DIM CLAY é uma argila a base de óleo, essa massa é um meio e não um fim, você modela, faz o molde e depois reaproveita a massa já; que ela não seca nunca, se ela for levada ao forno, invés de endureçer com a "queima", ela vai amolecer chegando a derreter por completo, dependendo da temperatura do forno, forno da cozinha também não pode ser usado.