Tutorial Forno

UM FORNO PARA DEIXAR O CLAY MACIO ENQUANTO VOCÊ TRABALHA

Primeiro corte as 4 laterais da caixa na medida que desejar.

Este forno vai ficar com as medidas aproximadas de 35 cm de frente, por 30 cm de fundo por 20 cm de altura, marque com uma caneta pontos a cada 3,0 cm nas laterais de 3 chapas a 1,0 cm de distância da borda e faça pequenos furos com uma furadeira nas marcas que você acabou de fazer, usando uma broca mais fina do que o prego que você pretende usar.

Com ripas de madeira de 2,0 X 2,0 cm, corte dois pedaços e pregue unindo as 3 laterais da caixa, pregando nos furos que você fez anteriormente, é interessante passar um pouco de cola branca na madeira antes de pregar para ter uma maior firmeza.

Repita o processo montando a caixa conforme a imagem.

Em seguida confira as medidas da caixa e corte o fundo e a parte de cima, pregue-as como fez com as laterais, não esqueça de colocar mais uma ripa de madeira para dar sustentação às dobradiças.

Veja como ficou a caixa montada olhando por dentro.

Coloque duas dobradiças em cima na abertura para fazer a porta do forno, fixe a porta e coloque um puxador para abrir.

Veja como ficou o forno montado olhando por dentro.

Marque os locais aonde vão os soquetes das 3 lâmpadas e faça os furos correspondentes aos parafusos, fixe os soquetes do lado de FORA da caixa com os parafusos e porcas, isso mesmo do lado de fora !!! Isso é para fazer a parte elétrica, pois é muito mais fácil fazer isso do lado de fora da caixa.

Depois de feito isso, solte os parafusos e fixe novamente os soquetes do lado de dentro da caixa.

Faça o resto da ligação elétrica e coloque um DIMMER para controlar a intensidade das lâmpadas e assim controlar o calor dentro do seu forno.

Pronto, seu forno já está prontinho para ser usado, evite colocar o clay direto dentro do forno, procure colocá-lo dentro de algum recipiente, pois assim vai ser mais fácil tirar o clay do forno, já que ele vai estar quente.

Lembre-se vocÊ nÃo precisa cozinhar o clay e sim AMORNÁ-LO e torná-lo macio para poder dar uma pré-forma e depois trabalhar com suas ferramentas, o ideal é uma temperatura por volta de 45ºC, mas isso vai depender da dureza do clay que vocÊ esta usando.


Teste também trocar a intensidade das lâmpadas (40W, 60W, 100W), quando vocÊ achar a temperatura ideal em que o clay está macio do jeito que vocÊ quer, marque com uma caneta no Dimmer, assim vai ficar mais fácil da prÓxima vez.


O ideal para amolecer o clay é uma temperatura constante durante todo o tempo e não picos de calor de tempos em tempos.

Não recomendamos usar o forno convencional e nem forno de microondas para aquecer o clay.

ATENÇÂO: NUNCA SAIA DE CASA E DEIXE O FORNO LIGADO, E NÂO DEIXE O FORNO MUITO TEMPO LIGADO SEM VERIFICAR A TEMPERATURA, ISSO PODE CAUSAR UM INCÊNDIO!!!